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File: TUTORIAS "Toma Conta de Mim.." Regulamento

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1.0

INTRODUÇÃO 
O Decreto-Lei nº 137/2012, de 2 de Julho, que república o Decreto-Lei nº 75-2008 de 22 de
Abril, enquadra no seu artigo 44º a figura do professor tutor. No âmbito do
desenvolvimento da sua autonomia, o agrupamento de escolas ou escola não agrupada
pode designar professores tutores para acompanhamento em particular do processo
educativo de um grupo de alunos.
Este projeto, que surge na sequência de uma ação de formação com o mesmo nome,
levado a cabo pelos nossos Serviços de Psicologia durante o ano letivo 2014-2015, procura
de alguma maneira ser uma resposta ao aumento de situações problemáticas, em termos
indisciplinares e de aprendizagens, que se verificaram no nosso Agrupamento no último
ano.
Em termos gerais, a tutoria visa diminuir os fatores de risco e incrementar os fatores
protetores do aluno nos domínios da aprendizagem e das suas condutas pessoais e sociais,
potenciando, desse modo, o seu bem-estar e a sua harmoniosa adaptação às expectativas
académicas e sociais da escola, centrando-se fundamentalmente em três domínios:
domínio pessoal, domínio da socialização e domínio da aprendizagem.